quarta-feira, 27 de maio de 2015

A Frio exige cuidados especiais - Confira

É só o friozinho se aproximar que você já consegue notar uma diferença na pele. Ela tende a ficar mais ressecada e desidratada por causa do vento e das temperaturas baixas. Segundo a dermatologista Luciana Macedo de Oliveira, dermatologista e diretora Médica da Clinique des Arts (SP), o frio pode ressecar a pele com mais facilidade. “Com a temperatura mais baixa, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados e sem circulação de ar. Além de ressecar a tez, esses dois fatores aumentam a exposição da pele aos vírus, bactérias, entre outras doenças”, afirma.


Para fugir dos vilões do frio, é preciso hidratar diariamente e usar inclusive o protetor solar. “No inverno, mesmo que ocorra a diminuição dos raios UVB (um dos causadores do câncer de pele, responsáveis pelas queimaduras solares), os raios UVA continuam penetrando na pele, podendo causar problemas como lesões pré-maligna, envelhecimento, perda da elasticidade, manchas na pele e rugas finas”, alerta a dermatologista.

Na hora de hidratar a pele fique atenta para não deixá-la oleosa. Luciana aconselha passar o creme numa quantidade em que a mão deslize no rosto logo após a aplicação.

Cuidados extras

Para evitar que a sua pele fique seca, descamativa, que pode levar a escoriações ou até mesmo à formação de feridas e eczemas, preste atenção e siga esses cuidados:

Na hora de escolher o produto

A dermatologista indica três produtos que podem ser utilizados para cuidar da pele no frio: G.P.S – Threalose, que tem a finalidade de atuar sobre a membrana celular e combater a desidratação; Aquaporine, que melhora a circulação de água entre as células, restaura a hidratação, maciez e elasticidade); e Laminactinet, que melhora a absorção e penetração dos ativos.

Hidratantes no inverno


A hidratação no inverno deve ser mais intensiva. Quem tem pele seca, por exemplo, pode apostar em produtos à base de óleo de amêndoa, aloe vera e ureia. Já as peles oleosas necessitam de um gel (oil-free) para proteger a pele do frio.

Esfoliação também é importante


A esfoliação deve ser feita principalmente em pele oleosa e também para as pessoas que tem pele negra, que tende a adquirir um aspecto esbranquiçado durante o processo de renovação celular.

Banhos quentes e demorados, nem pensar!


Nessa época é bom evitar banhos muito quentes e prolongados, além do uso constante de buchas, pois removem a camada que protege a pele e que ajuda a mantê-la hidratada.

Lábios rachados


Eles também podem sofrer com as ações do frio e podem rachar ou até criar feridas. Portanto, não se esqueça do protetor labial.

Hidratação de dentro para fora


No inverno é importante beber pelo menos dois litros de água por dia, pois ajuda a manter a pele hidratada. “É uma recomendação importante 



Fonte: Dermatologista Luciana Macedo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário