terça-feira, 24 de março de 2015

11 hábitos que podem evitar um AVC

Um AVC (acidente vascular cerebral) acontece quando o fornecimento de sangue para uma parte do cérebro é impedido, fazendo com que as células cerebrais fiquem danificadas e impossibilitadas de cumprir suas funções. Por exemplo: se um AVC danificar a parte do cérebro que controla os movimentos dos membros, a pessoa ficará com essa função afetada. 


Existem dois tipos de AVC. O isquêmico – acontece quando um coágulo bloqueia a artéria que leva o sangue para o cérebro – e o hemorrágico – que ocorre quando há ruptura de uma artéria intracraniana. 


Após o AVC, os pacientes podem apresentar complicações como infecções, trombose em membros inferiores e escaras (tipo especial de lesões da pele, de extensão e profundidade variáveis). 

Um AVC pode ser evitado?

Algumas pessoas estão mais propensas a sofrer AVC devido a fatores que não podem ser alterados, como:

- idade: pessoas mais velhas estão mais vulneráveis ao AVC;

- histórico familiar: se alguém da família já sofreu um AVC a pessoa corre mais riscos;

- sexo: homens com menos de 75 anos sofrem mais AVC do que as mulheres na mesma faixa etária. 


O AVC não é inevitável, mas, existem medidas que podem ajudar a reduzir os riscos. São eles:

1 – NÃO FUME: fumar duplica o risco de ter AVC. 


2 – EVITE O CONSUMO DE ÁLCOOL: beber muito eleva a pressão arterial, o que pode ser extremamente perigoso. 

3 – COMA VEGETAIS E FRUTAS: uma alimentação saudável é fundamental para a saúde do coração e da corrente sanguínea. Consulte um nutricionista!


4 – EVITE CARNES COM MUITA GORDURA: sempre que possível, substitua as carnes vermelhas (a maioria tem muita gordura saturada) por peixes e aves. 

5 – REDUZA O CONSUMO DE SAL: o sal eleva a pressão sanguínea. Evite também alimentos processados. 


6 – AUMENTE O CONSUMO DE FIBRAS: ajudam a controlar os níveis de gordura no sangue e estão presentes em cereais e pães integrais, aveia e arroz. 

7 – NÃO EXAGERE NA QUANTIDADE DE GORDURA INGERIDA: invista em uma alimentação balanceada que contenha o mínimo necessário de gordura, para evitar entupir as artérias e aumentar excessivamente seu peso. 

8 – CONTROLE SEU PESO: o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para pressão alta, doença coronária e diabetes – que aumentam o risco de AVC.


9 – EXERCITE-SE: praticar atividades físicas frequentemente ajuda a controlar o peso, baixar a pressão arterial, equilibrar as gorduras no sangue além de muitos outros benefícios. 

10 - VISITE SEU MÉDICO COM FREQUENCIA: faça sempre um check up e trate a hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia e conheça fatores de risco, como estreitamento das artérias cervicais e arritmias como fibrilação arterial (batimento irregular do coração). 

11 – EVITE O ESTRESSE: se não tratado, pode provocar problemas de saúde a longo prazo. 


Os principais sinais do AVC são: paralisia de um lado do corpo, perda de sensibilidade de um lado do corpo, perda de visão súbita (em um campo visual), visão dupla, dificuldade súbita para falar ou compreender a linguagem, cefaleia intensa. Ao sentir um destes sintomas, procure imediatamente um serviço médico.


Sempre se preocupando com a sua saúde, A Vantajosa traz as melhores dicas para você adotar hábitos saudáveis e manter seu bem estar!



Fonte: dicasdemulher.com.br

Imagens: Free Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário