segunda-feira, 23 de março de 2015

Entenda o que são verrugas e como tratá-las

As verrugas são pequenos tumores da pele causada por vírus. São lesões papulosas – área elevada da pele – possuem superfícies ásperas e são altamente contagiosas. Geralmente, são maiores, mais texturizadas que as pintas e podem surgir em qualquer parte do corpo, em grupos ou isoladamente, podendo se espalhar facilmente de uma área do corpo para outra. Às vezes, as verrugas desaparecem sem tratamento específico, mas, em certos casos, podem ser necessários tratamento para acelerar este processo. 


Por que surgem as verrugas?

Geralmente surgem a partir da contaminação do vírus HPV (Papiloma Vírus Humano) em lesões e cortes na pele. Elas são comuns em áreas que costumam ser depiladas, como rosto e pernas. É possível transmitir verrugas para outras pessoas, principalmente por meio do toque, no processo chamado autoinoculação – comum em banheiros compartilhados de academias, piscinas e clubes. A transmissão também pode ocorrer durante o ato sexual desprotegido. 


Qualquer pessoa está sujeita a apresentar verrugas, porém, alguns fatores podem facilitar o surgimento, como: pessoas que roem unhas, crianças que costumam sofrer lesões ao brincar, pessoas com sistema imunológico enfraquecido. 

Tipos de verrugas

- Plantar: aparecem na planta do pé e possuem crescimento interno. A maioria dói ao pisar.


- Genital: encontra-se na região genital, são macias e úmidas e apresentam coloração esbranquiçada.


- Periungueal: aparecem ao redor das unhas.


- Filiforme: aparecem no rosto e pescoço e são comuns em pessoas idosas. 


- Vulgar: são palpáveis e possuem a mesma coloração da pele. 


Como tratar?

O tratamento clínico e com dermatologista é o recomendado. As opções disponíveis atualmente são: ácido salicílico + ácido lático; ácido nítrico fumegante; crioterapia (congelamento da verruga com nitrogênio líquido); eletrocirurgia (queima-se a verruga). 


Para quem acredita em tratamentos caseiros, vale destacar que além de não ser indicado, a melhor opção é buscar a ajuda de um profissional, pois, por ser altamente contagiosa, a pessoa acaba se auto contaminando e disseminando a verruga para outras partes do corpo. Os riscos do tratamento em casa vão desde uma irritação até o agravamento de um caso de câncer de pele – uma vez que as pessoas podem confundir pintas com verrugas e o tratamento delas ser bem diferente. 


Como prevenir?

Cuide muito bem das lesões abertas, limpando-as sempre e evite o contato com a verruga de outras pessoas contaminadas. 


A Vantajosa se preocupa com a sua saúde, por isso, sempre busca te informar sobre possíveis problemas para o bem estar do seu corpo e mente.



Fonte: dicasdemulher.com.br

Imagens: Free Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário