quinta-feira, 26 de março de 2015

Bucha vegetal: aprenda a plantar e saiba quais são os seus benefícios


A bucha vegetal, também conhecida como buchinha, cabacinha, buchinha do norte, entre outros, é o fruto originário da trepadeira Luffa ou Luffa Cylindrica – seu nome científico. De fácil acesso, é possível encontrá-las em supermercados, drogarias, feiras livre e armazéns. O que pouca gente sabe é que seu cultivo é simples e pode ser feito em casa. 

Muito utilizada para fins estéticos, higiene pessoal e doméstico, a bucha vegetal possui propriedades e funções que vão além da limpeza da pele. Folhas, frutos e sementes deste vegetal são indicados para fins medicinais, no tratamento e prevenção de males como asma, hemorragias, rinites, sinusite e bronquite. 


Sua ação expectorante garante o alívio de dores de cabeça, falta de ar e demais incômodos ocasionados por problemas respiratórios, podendo ser utilizado como soro para lavar e umedecer as narinas e vias respiratórias. A sua ingestão não é indicada. 

Para a higiene pessoal, o uso da bucha serve para eliminar as células mortas da pele, usando-a durante o banho age como um esfoliante natural, limpando bem os poros sem agredir a pele. No uso doméstico, no lugar das buchas sintéticas, feitas à base de petróleo e quando descartadas agridem o meio ambiente, elas servem para lavar louças já que não riscam e não acumulam resíduos e bactérias – desde que sejam lavadas após o uso e deixadas em local fresco para secarem. 


Para cultivar você precisará:

- 3 sementes de Luffa Cylindrica;

- 1 vaso grande (50x50cm);

- terra para plantio preta;

- tesoura de jardinagem para poda.


Como plantar?

Deposite a terra no vaso enchendo pouco mais da metade. Abra um buraco de 3 cm na terra, coloque as sementes, cubra com o restante da terra e regue com água. 

O vaso deve ser colocado em um local fresco que bata sol, pois a luffa precisa de sol para crescer. Esse é um tipo de planta que gosta e se adapta melhor ao calor e estações quentes. 

Dica: procure fazer o plantio na primavera, pois é a época do ano propícia para o seu desenvolvimento. 

Regue a planta uma vez por semana, sem encharcar a terra. 


Colheita

Leva cerca de um ano para os primeiros frutos estarem no ponto exato para a colheita. A casca que envolve a buchinha deve estar entre o amarelo e o marrom. Colha, abra a casca e bata a bucha em uma superfície até as sementes se soltarem. Se preferir, deixe as buchas descansando em um local seco e fresco até as sementes se soltarem sozinhas. Guarde-as para repetir o processo. 

Gostou da nossa dica? É A Vantajosa pensando nos seus clientes e dando as melhores dicas para ao seu dia a dia. 



Fonte: pensamentoverde.com.br

Imagens: Free Google



Nenhum comentário:

Postar um comentário